quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Memorial - "A leitura em minha vida"

Memorial – “A leitura em minha vida”

Sempre fui uma criança à frente do meu tempo, pelo menos eu sempre me via assim, mesmo quando era pequeno e não tinha nenhuma experiência escolar, já gostava de ouvir e contar historias, lembro que pegava cadernos e fazia de conta que estava escrevendo, ou então abria livros e dizia que estava lendo. Aos sete anos fui para a escola, lembro-me como se fosse hoje, quando cheguei aquele lugar mágico e encantador, com uma professora chamada Regina, que fez questão que a chamássemos de tia Regina.Nos primeiros dias de aula não gostava muito do ambiente, acho que por não poder sair a hora que quisesse, ou então por estar reunido com tantas crianças ao mesmo tempo, não sei bem o porquê, só sei que não gostava, mas minha mãe sempre me dizia que eu precisava ficar na escola e aprender tudo o que a professora me ensinasse, pois o aprendizado que eu adquirisse na escola seria o único bem que ninguém nunca poderia me tomar e que o sonho dela era que eu me formasse um dia, não sei ao certo, mas não havia nenhuma profissão em mente, acho que no fundo ela queria que eu me formasse em alguma coisa, pois ela mesma não tinha estudado muito e achava brilhante quem dava continuidade aos estudos. Lembro-me ainda que com o passar do tempo a escola se tornou meu lugar predileto, acordava cedo e ficava ali brincando com os meus irmãos e primos de escolinha e na escolinha eu era sempre o professor, creio que já era um dom natural que tinha, sei também que naquele ano eu me tornei o melhor aluno da sala, sempre me destacava em leituras e lia tudo o que aparecia na minha frente, lia de tudo, assim minha mãe comprou uma coleção de histórias infantis para mim, daquelas cheias de ilustrações e eu mais que depressa lia tudo, as vezes deixava de comer ou brincar para ficar lendo. E o tempo foi passando e eu sempre lia muito, nas férias lia diversos livros, e me lembro também que gostava muito de ler livros didáticos, prática que hoje não vejo os alunos praticarem mais. Sei que li muitos livros quando era criança, mais teve um que me marcou muito foi o Gato de Botas, achava o máximo aquela história e se não me engano fazia quarta série quando a li. Agora durante toda a minha vida escolar tive excelentes professores, mais sem dúvida a que mais marcou minha vida foi a professora Maria do Carmo, ela foi minha professora na segunda série e todos os dias ela lia para nós em sala de aula e isso para mim era algo encantador. Acho que ela foi uma das maiores incentivadoras a leitura que tive em toda a minha vida escolar. A escola onde eu estudava não tinha uma biblioteca, mas tinha muitos livros na sala dos professores e alguns professores levavam livros pra sala de aula dentro de um baú, chamado de baú literário, e ali a gente abria o baú e pegava os livros emprestado pra ler na sala e algumas vezes até levávamos para casa. Ainda no ensino fundamental tive uma professora de língua portuguesa excelente ela se chama Dalka e nos incentivava muito a ler, criar histórias e contá-las. No ano de 1994 comecei a fazer o ensino médio, por estar fazendo Magistério, não tinha nenhum professor assim que fosse muito diferente do outro, todos eram muito bons, alguns no entanto além do conteúdo nos ensinava coisas práticas para a vida. Gostava muito da professora de Psicologia e Didática, pois ela não se limitava a dar o conteúdo, mas também a nos ensinar a sermos melhores como pessoa, nos dava dicas importantíssimas. Ela na verdade era uma professora aposentada já, que não tinha necessidade alguma de estar ali trabalhando, no entanto trabalhava ainda porque acreditava na educação e era uma das únicas com curso superior em pedagogia na cidade, portanto ela trabalhava mais por favor do que por necessidade. Todos os conteúdos que estudávamos eram importantes, no entanto tinha alguns que por ser ministrado por professores, talvez não muito empolgados com a profissão ficavam um pouco a desejar. Durante o meu ensino médio não fiz muitas leituras interessantes não, quase todos os livros que lia eram livros teóricos e achava horrível, no entanto um dia a professora de literatura pediu que lêssemos o livro “ O Seminarista”, na primeira leitura não gostei muito, no entanto teríamos que fazer um seminário sobre o mesmo, ai o li mais uma vez e gostei muito, acho que foi este o livro que mais me marcou no ensino médio.
Ai conclui o ensino médio em 1996 e comecei a trabalhar como professor em 1997. No ano de 2000 fiz vestibular pra Pedagogia e passei, iniciei o curso, no entanto não era realmente o que queria, no ano seguinte fiz o curso de Letras e ai sim comecei a me sentir realizado, pois todos os conhecimentos que vinham até mim ali era muito significativo, e aprendi muito, as aulas eram muito interessantes, os professores também. Lembro-me que quando fiz uma disciplina chamada Novas Tecnologias em Educação gostei muito da forma como a professora trabalhou o uso das Novas Tecnologias em Educação, e como quase todos ali já eram professores podíamos colocar em prática tudo o que aprendíamos na faculdade e isso era muito válido na época. As melhores aulas que tive foram as de literatura brasileira, o professor Carlinhos era magnífico, a cada aula ele nos falava sobre um autor e ali ele contava cada coisa que acabava fazendo com que a gente corresse pra biblioteca e pegasse todos os livros possíveis para lermos, li muito durante esse período e as leituras que mais gostei foram as de Clarice Lispector, nossa na época acho que li quase tudo o que Clarice escreveu e devo muito disso a este professor magnífico que tive, pois ele sim me ensinou a motivar os meus alunos ainda mais a ler.
Hoje me vejo como um leitor quase fanático, pois tenho verdadeira loucura por leitura, leio de tudo o que se passa em minha frente, e não tenho preguiça de ler, a única coisa que sinceramente não gosto é de leitura forçada, gosto de ler por prazer e não por obrigação, e para isso é necessário só uma coisa, a pessoa me mostrar o quanto a leitura que ela esta fazendo e boa que corro pra ler também.
Fernando F. dos Santos

4 comentários:

Luzia disse...

Oi Fernando, muito profundo o seu depoimento. Você, com certeza, é um professor especial para seus alunos por transmitir-lhes esse amor incondicional pela leitura.
Abraços!
Luzia

Dioney disse...

Imaginação e criatividade infantil + apoio e incentivo materno + respeito e carinho da professora Regina = Fernando professor, leitor, criativo, carinhoso.
Parabéns pelo blog, Fernando!
Prof. Dioney

fernandosantos disse...

Obrigado pelo carinho e pela atenção, vocês foram muito gentis em suas colocações. Valeu mesmo de coração...

Ben-Hur Bernard disse...

O país precisa de crianças que gostem de ler e tenham esse hábito desde pequeno. Mas também precisamos de bons professores, que nos incentivem a ler e a apreender esse mundo mágico que contém nos livros. Parabéns, Fernando, esse texto só consolida a pessoa maravilhosa que você é.